Para quem é despachante

View previous topic View next topic Go down

Para quem é despachante

Post by Debora Maciel Santos on Mon May 24, 2010 10:02 am

Pode nos contar como foi que vc se tornou despachante? Se fez algum curso como por exemplo o que existe na Abracamex?
Alguns cursos são vendidos com o objetivo de ensinar o trabalho de despachante e até ajudar a pessoa a ter a documentação necessária para atuar no mercado.
Você acha que vale a pena este tipo de curso? Se sim, qual vc recomendaria?

Debora Maciel Santos
Admin

http://comercioexterior.forum-livre.com

Back to top Go down

Re: Para quem é despachante

Post by Lucas Vogt Schommer on Mon May 31, 2010 11:49 pm

Pessoal,

hoje despachante, comecei minhas atividades como estagiário de exportação e depois fui acumulando funções de importação, já como ajudante (lembro que deve-se ficar por 2 anos até encaminhar o pleito de despachante).

Quando assumi a coordenação do departamento, encaminhei o que precisava. Cursos são sempre válidos, ainda mais os que mostram na prática as telas do siscomex, lhe permite praticar etc. Mas a vivência do comex é que efetivamente nos dá expertise necessário.

Lucas Vogt Schommer
Participe com a suas opiniões

Back to top Go down

Post by francisco on Tue Jun 01, 2010 7:40 am

Lucas Vogt Schommer wrote:Pessoal,

hoje despachante, comecei minhas atividades como estagiário de exportação e depois fui acumulando funções de importação, já como ajudante (lembro que deve-se ficar por 2 anos até encaminhar o pleito de despachante).

Quando assumi a coordenação do departamento, encaminhei o que precisava. Cursos são sempre válidos, ainda mais os que mostram na prática as telas do siscomex, lhe permite praticar etc. Mas a vivência do comex é que efetivamente nos dá expertise necessário.

E quanto ao registro como despachante?

francisco

Back to top Go down

Post by sheilar on Sat Jun 05, 2010 1:21 am

Posso falar pelo meu marido. Embora sempre esteja cursando algo novo, o que faz ele ser um bom despachante é a vivência. Nada como várias cargas em exigência para aprendermos a lidar com problemas.
E penso que também é importante estudar, fazer cursos, ler, estar próximo de outros profissionais para trocar experiências.
Curso sempre agrega algum valor , mas o que nos diferencia é o que vivemos.

sheilar

Back to top Go down

Post by Lucas Vogt Schommer on Mon Aug 02, 2010 11:08 pm

O registro de despachante se faz o pleito depois de 2 anos como Ajudante na função. A burocracia é basicamente a mesma: encaminha-se todos os documentos e aguarda-se a publicação no D.O.U.

Lucas Vogt Schommer
Participe com a suas opiniões

Back to top Go down

Post by Sponsored content Today at 7:21 pm

Sponsored content

Back to top Go down

View previous topic View next topic Back to top

- Similar topics